Flash no Manual Usar ou não usar ?
Compartilhe
Das centenas de alunos que atendo aqui no Curso de Fotografia do Fotom. Uma das maiores perguntas é sobre o Flash.
- "Milani, um jogo de pilhas meus não durante uma festa, o que acontece?"
- "Milani, eu jogo o Flash rebatido e o flash da uma potência máxima, não consegui regular, o que eu faço ?"
- Pilha dura apenas meia festa, mesmo eu mudando de marca
- Olha as pilhas de hoje não prestam muito não.
Bom gente, a explicação vale o compartilhamento. O flash quando está em TTL - Through-the-Lens (Através da lente). Basicamento o Modo ttl funciona assim: O controle de potência do flash é feito através da objetiva, antes do disparo do flash é emitido um pré-flash que mede a luz necessária para iluminar o objeto, é como se fosse uma trena eletronica, que emitirá um laser medindo a distância focal, ( não tem nada a ver com foca , risos ) do objeto até a objetiva, e o sistema eletrônico do flash entenderá que e dará uma potência em acordo com essa distância.
Quando você está em TTL e rebate o flash esse sensor entenderá que você quer por exemplo medir a distância da Lua, caso o tempo estiver com ela exposta, e dará um sinal de distância focal bastante distante e a carga a ser oferecida pelo sensor será de 1/1 ou seja, carga total, é por isso que muitos fotógrafos erram , ou não conseguem entender esse comportamento da luz de flash.
Para fechar, ou melhor , você entender ... quando rebater o Flash , use em M de Milani ( brincadeiras a parte ) é M de Flash em Manual . E coloque a carga em afinação com o assunto fotografado, e você terá maior rendimento de pilhas e durabilidade das lampadas que serão usadas em seus flashs ok?
espero ter ajudado..
abraços Ricardo Milani
Mais duvidas - www.fotom.com.br